quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

(Entrevista) - MUTE - (Canadá)


Mute é uma banda de Hardcore de Quebec, os caras são 100% DIY e já tocaram 55 shows entre América do Norte e Sul, Europa e Asia. A banda já passou pelo Brasil duas vezes, da primeira vez com uma tour na região sudeste e sul do país com os caras do Bullet Bane e a segunda passando por outros países. Como a música do disco “The Raven” diz, eles estão “Voltando” para o Brasil para um tour com outras bandas de hardcore e felizmente aceitaram responder algumas perguntas para o Folha Alternativa.



Folha Alternativa: E aí pessoal, eu sou um grande fã da banda e estou bem feliz de ter a chance de entrevistá-los. Primeiro de tudo, eu sei que vocês estão na estrada a 16 anos, então por favor conte-nos como tudo começou, como decidiram se encontrar e montar a banda.

Mute: Tudo começou no colégio, no meio dos anos 90. O Punk Rock estava passando por sua segunda leva e nós nos encontrávamos no meio disso. E foi para a vida toda. Nessa época 3 membros de 4 estudavam na mesma sala no colégio.

FA: Vocês tem 3 álbuns e estão planejando um novo, como o processo de criação das músicas e letras acontece? Vocês trabalham juntos ou alguém tem uma ideia e mostra para os outros e ai começam a trabalhar nisso?

M: A música vem primeiro. Às vezes uma ideia básica, as vezes como algo completo. Alex nosso guitarrista vem com a maioria dessas ideias de músicas. Nós ensaiamos a música como uma banda e damos vida a ela. Nós tocamos com tempos, estruturas e dissecamos todas as partes para faze-la tão boa quanto pode ser. Quando todos estão felizes com o resultado, eu (Etienne) ou JP (Jean-Philippe Lamonde) pegamos a música e trabalhamos nas melodias e letras separadamente. Quando as letras estão completas, nós então voltamos para a música mais uma vez para ter certeza que se conecta 100% com o que foi feito na letra.

FA: Vocês sempre fazem posters e vídeos interessantes sobre as tours, como o vídeo da ultima tour da América do Sul que todos falam espanhol, isso mostra que você realmente se preocupam em se comunicar com o público, aonde que que eles estejam. Eu adorei aquele poster da tour do Japão com os dentes do Godzilla, quem planeja essas coisas (Posters, vídeos, capas e etc..)? Ou elas meio que aparecem?

M: Eu aprendi Design Gráfico fazendo o layout do primeiro CD e os posters da banda 16 anos atrás. Isso me fez estudar artes na universidade. Eu trabalhei como designer gráfico período integral uns anos atrás mas eu mudei 5 anos atrás para a fotografia (http://facebook.com/etiennedionnephotographe). Eu amo fazer as coisas para a banda. Isso de fato revela quem eu sou.

FA: Além de música, alguém na banda trabalha com algum tipo de arte, como desenho, pintura, escrita e vídeo?

M: Eu (Etienne) sou o único da banda que tem um background artístico. Eu faço ou coordeno 95% de toda a arte visual que já foi feita para a banda. Como uma banda 10% DIY todo mundo tem suas tarefas para fazer e para que a banda funcione. Essa é a minha parte.

FA: Eu gostaria de fazer mais mil perguntas, mas vamos para a última. O que podemos esperar para o próximo algum? Quando ele estará pronto para ser lançado?

M: Essa é a primeira vez que falamos do novo CD. Primeiro eu gostaria de dizer que o que nós escrevemos reflete as músicas que nós mesmos gostaríamos de ouvir: Rápido, técnico e melódico. Nós nunca trabalhamos tão duro em nada assim antes. Escrevemos 16 músicas mas o produto final vai ter 11-12 músicas + bonus tracks para lançamentos estrangeiros. Nós continuamos acreditando que o formato álbum completo te dá músicas o suficiente para criar um momento com a banda. As gravações começarão com a bateria no meio de Janeiro. Vamos fazer uma pausa no fim de Fevereiro para ir para a América do Sul participar da We are One Tour (com Lagwagon, Belvedere e Adrenalized). Estamos ansiosos por isso. Nós pretendemos lançar mundialmente no começo do Outono de 2016 (Setembro/Outubro).


Gostaria de agradecer à banda e espero que continuem vindo para o Brasil fazendo shows monstros como os últimos. Se você quiser conhecer mais da banda confiram os links:



Para mais infos da We Are One Tour:



Nenhum comentário:

Postar um comentário